quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Blue Wind na Blue Planet Odyssey

Após alguns meses de cuidadosa avaliação, considerando todas as variáveis envolvidas no projeto, decidimos fazer parte do Blue Planet Odyssey, com o Blue Wind.

Blue Planet Odyssey é um evento mundial de vela, que tem por objetivo aumentar o conhecimento sobre os efeitos globais das alterações climáticas. O evento é liderado por Jimmy Cornell, fundador da ARC (Atlantic Rally for Cruisers) e organizador de rallies internacionais de vela, de grande sucesso, incluindo cinco eventos à volta do mundo.

Sua rota inclui passagem pelas ilhas mais ameaçadas em cada um dos oceanos: Tuvalu, Tokelau, Tuamotus, San Blas, Maldivas, Micronésia, Kiribati, Marshall, e as ilhas Andaman. Este evento mundial de vela chamará igualmente a atenção para os efeitos das alterações climáticas na camada de gelo do Ártico, na Grande Barreira do Corais e em reservas naturais como as ilhas Galápagos.

Em cada uma das paragens, nesses locais ameaçados, os velejadores participarão em projetos comunitários, como a construção de fábricas de dessalinização alimentadas por energia solar e eólica. Aqueles que possuírem conhecimentos especializados participarão em projetos locais e levarão a cabo reparações importantes e trabalhos de manutenção.

O evento chegará a crianças de todo o mundo através de um intensivo programa educativo. Serão entregues livros e outros materiais educativos em locais que fazem parte da rota, e será oferecido às escolas a oportunidade de geminação com escolas dos países de origem dos participantes.

Em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, JCOMMOPS (Comissão Técnica Mista de Oceanografia e Meteorologia Marinha) e NOAA (The United States National Oceanic and Atmospheric Administration), os velejadores recolherão amostras de água do mar e farão medições para testarem a acidez, poluição, diminuição da população do plâncton, mudanças na temperatura e salinidade da água, para serem comparadas com os dados recolhidos anteriormente.

Para os que desejarem informações mais detalhadas o site da BPO é   www.blueplanetodyssey.com

Por quê participar deste projeto?
>> Navegar ao redor do mundo, não só para cumprir o sonho de completar uma circunavegação, mas fazê-lo por um propósito maior: ajudar a aumentar a conscientização sobre os efeitos das mudanças climáticas;

>> Levar uma mensagem de amizade e boa vontade para alguns dos lugares mais ameaçados do planeta e mostrar àquelas pessoas que o mundo exterior, representado por nós, velejadores e marinheiros, se preocupa com eles e com o seu futuro;

>> Fazer parte ativa em um programa de pesquisa científica e lidar com os efeitos mais imediatos da mudança climática;

>> Participar de um programa educativo destinado a crianças em idade escolar em todo o mundo;

>> Navegar na companhia de pessoas afins que compartilham nossa preocupação com o futuro do nosso planeta;

>> Ser parte de uma grande aventura e ser capazes de dizer a nossos filhos, netos, amigos, vizinhos e colegas de trabalho que ao menos tentamos fazer algo pelo futuro do planeta.

 Mapa das Rotas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário