segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Segunda Perna: Ilhabela -> Rio

Após duas semanas em Ilhabela, onde acompanhamos a Semana de Vela deste ano, finalmente no dia 12 de Agosto, às 8 da manhã, saímos rumo ao Rio de Janeiro, com uma escala prevista em Paraty onde eu teria algumas reuniões de negócio na Wind Charter. 
A Wind Charter é nosso mais novo empreendimento no ramo náutico, uma sofisticada empresa de aluguel de veleiros que iniciou as operações na cidade de em Paraty, em Dezembro de 2013.

 Após uma viagem muito tranquila, motorando o tempo todo, às 5 da tarde do mesmo dia chegamos na Ilha da Cotia, onde decidimos ancorar e passar a noite. A Cotia é um dos cartões postais da região, uma ilhota muito charmosa bem no meio do Saco de Mamanguá, uma das paisagens mais belas e paradisíacas do Brasil. Uma pintura!! No dia seguinte, de manhã cedinho, tocamos para a Marina do Engenho, em Paraty, onde fica a sede da Wind Charter.

O tempo estava perfeito, a travessia foi muito tranquila e aproveitamos o "mar de almirante" para estrear nossa novíssima churrasqueira Magma comprada uns dias antes da viagem. Que churras!! O Ruy, está tendo um sério caso de amor com essa churrasqueira. Parece que além de levar mensagens de esperança aos povos das ilhas ameaçadas de extinção e ajudar nas pesquisas para monitoramento das mudanças climáticas no  planeta, também estaremos levando conhecimento de nossa tradicional cultura do "Churras", tradição gaúcha que nunca pode faltar em um barco de gaúcho, como o Blue Wind. 

Ficamos em Paraty até a quinta-feira dia 14 quando decidimos aproveitar uma janela em que o leste daria uma folga e resolvemos sair às 18:30 hs rumo ao Rio de Janeiro. Navegamos a noite toda (a motor, pois o vento era muito fraco e contra) e chegamos ao Iate Clube do Rio de Janeiro às 6 horas da manhã do dia 15, Onze horas e meia para percorrer 93 milhas, uma média de 8,2 kt, muito bom para uma motorada! Colocamos o barco em uma poita próxima à piscina do clube e fomos dormir! Merecido descanso após uma noite inteira de guarda e poucas horas de sono, tudo que precisávamos era uma boa soneca de pelo menos umas 4 horas...

Doce ilusão! Às oito da manhã já chegou o bote do clube nos acordando e pedindo pra trocar de poita, pois a que havíamos amarrado era de um sócio do clube e iria precisar dela em alguns minutos. Adeus descanso!! Agora alguns dias no Rio para revisão de motor, ajustes de eletrônicos (ficamos sem radar toda a noite), trocar filtros do desalinizador, entre outras ações de manutenção previstas para essa etapa.
Estamos monitorando diariamente a previsão do tempo esperando uma janela para tocar viagem para Salvador. Parece que teremos uma janela interessante na terça dia 19. Se tudo der certo, com essa janela chegaríamos em Salvador no próximo Sábado dia 23. Esperemos que tudo dê certo!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário